Cronobiologia: o Ritmo do Corpo

    Os horários que facilitam o organismo a liberar substâncias químicas que melhoram o humor, a atenção, o desejo sexual o sono e até mesmo a inteligência.

    Como funciona o relógio biológico;

    O DESPERTAR - entre 7h e 8h
    A partir de 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Horário ideal para acordar com facilidade.

    O PRAZER - entre 9h e 10h
    A hora é certa para folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neurotransmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado.
    Por outro lado, também é a hora mais fértil da mulher.

    O TRABALHO - entre 10h e 12h
    O estado de vigilância atinge seu pico, e a memória está mais ativa. O organismo atinge sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração, marcar reuniões.

    O DESCANSO - entre 12h e 13h
    A moleza depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina, hormônio que acelera o ritmo cardíaco. Para retornar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

    O MOVIMENTO - entre 15h e 16h
    A forma física encontra seu apogeu, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Hora certa para os exercícios físicos.

    "RUSH" - entre 18h e 19h
    A partir das 18h o corpo fica particularmente vulnerável á poluição e ao monóxido de carbono. Convém limitar o consumo de cigarros e evitar os engarrafamentos. A capacidade intelectual atinge um novo pico. Hora certa para mandar as crianças fazerem lições de casa.

    PILEQUE - entre 20h e 21h
    Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar, é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

    O SONO - a partir das 20h
    A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas, é só às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir; depois vêm outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia.

    REGENERAÇÃO - entre 22h e 1h
    Esta fase do sono é muito importante, porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, favorecendo a recuperação física. Esse hormônio também permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

    Artigo extraído do livro "Você e seu sangue" - Heloísa Bernardes


    Image

    Entre em contato:
    heloisabernardes.ortomolecular@gmail.com

    Telefone:
    (21) 3435-7607

    Whatsapp:
    (21) 98172-7506

    © 2024 Heloísa Bernardes. Todos os direitos reservados.