De Olho na Saúde - Entrevista com Heloisa Bernardes

    Autora dos best-sellers "Chique é Ser Saudável" e "Você e Seu Sangue", a terapeuta ortomolecular HELOÍSA BERNARDES está lançando seu terceiro livro: "De Olho Na Saúde", nas livrarias em todo o País.

    Em seu novo trabalho, HELOISA reúne as técnicas da sabedoria milenar às mais recentes descobertas da ciência, com o objetivo de minimizar os efeitos negativos, deter a ação do tempo e logo, atingir a longevidade.

    Receitas personalizadas de acordo com o tipo sanguíneo de cada um revelam o segredo do rejuvenescimento e da perda de peso. Dietas aliadas a exercícios que estimulam a circulação e ativam as glândulas. O livro mostra de maneira descontraída que todos esses hábitos auxiliam na melhora da saúde tanto emocional quanto mental.

    Seu primeiro livro, "Chique é Ser Saudável", editado pela HLB, de sua proriedade atingiu em maio de 2004, o terceiro lugar na lista dos mais vendidos do jornal O Globo, revista Veja e Época. Chique é ser saudável já chegou à 6ª edição e "Você e Seu Sangue" está na oitava devido à intensa procura, ambos com capas reformuladas e modernas.

    Pioneira em cursos de Extenção Universitária de Terapia Ortomolecular, Oligoterapia, Bioquímica e Cosmetologia no Brasil, Heloisa é formada há mais de 30 anos em Bioquímica, fez especialização na França e em Portugal: Expansion Biologique Française Formation à L'Autonomie Sanitaire e no Biocool Laboratório Biológico - Portugal. Ministra cursos de extensão em diversas universidades brasileiras. A profissional já formou em seus cursos muitos alunos que hoje aplicam e difundem os seus ensinamentos em diversas capitais e no interior do país.

    Seus cinco livros já alcançaram a marca de mais de 80 mil exemplares vendidos.

    • "Oligoelemento em Estética" - Editora Vida Estética, 1992;
    • "Equilíbrio Através da Pele" - Editora Tecnopress, 1996;
    • "Terapia Ortomolecular Estudos Aplicados" - Editora HLB, 1998;
    • "Você e seu Sangue" - Editora HLB, 2002;
    • "Chique é Ser Saudável" - Editora HLB, 2003;

    Os dois últimos lançamentos bateram o recorde de vendas. Foram cerca de 45 mil exemplares vendidos em todo o Brasil.

    Entrevista com Heloisa Bernardes

    1) Como surgiu o seu interesse em estudar e pesquisar sobre a medicina ortomolecular?

    Fui estudar na Europa, com uma bolsa de estudos de Direito em Portugal, para ajudar nos custos fui trabalhar com cosmédicos e achei que seria minha grande vocação, logo percebi que os cosméticos fazem maravilhas pra uns e quase nada para outros, encontrei nos estudos ortomolecular o que precisava, tratamentos levando em conta o indivíduo e não a doença que já se instalou e que dificilmente tratando pela medicina convencional, saia sem outros problemas. Nós somos o que comemos e o que faz bem pra um, é veneno para outro.

    2) Quais os principais benefícios desta terapia?

    Os principais benefícios é o conhecimento de si mesma, sabendo o que o seu sangue gosta e o que você gosta. Mantendo um equilíbrio e tratando o seu corpo como único sem regimes e tratamentos padronizados.

    3) Atualmente existe uma preocupação mais acentuada pelas pessoas em relação a alimentação e consequentemente manter a forma. No seu livro "Chique é Ser Saudável" você comenta justamente que a pessoa pode ter o prazer de comer, porém sem culpa. Como fazer isso?

    Existem alimentos que proporcionam estímulos do metabolismo e outros que desestimulam. O chocolate com pimenta, o vinho tinto (moderado) proporciona um estimulante da tiróide fantástico, quando no meu livro falo sobre o paradoxo dos franceses, é devido as mesmas não terem celulite pelo uso constante de saborosas comidas que, emagrecem e combate a celulite, assim como em inúmeros alimentos saborosíssimos que são verdadeiros remédios. Consulte o livro "Chique é Ser Saudável"...

    4) Além do tipo de alimento, é verdade que a hora que nos alimentamos influencia na nossa alimentação? Como?

    O relógio biológico fornece hormônios para cada hora do dia. Exemplo: quem levanta após às 9 horas, fica com mau humor, olhos inchados e custa a engrenar no dia, é devido ao cortisol que fabricamos a partir de 6 horas da manhã para acordar, se não houver, podemos reter líquidos, engordar e até mesmo ficarmos estéreo. Esta e outras dicas você encontra no livro "Você e Seu Sangue".

    5) A alimentação específica para cada tipo de sangue pode ser determinado no tratamento de doenças como a diabete, anemia e outros?

    Sim, de acordo com as características de cada sangue, você metabolisa melhor os alimentos como o açúcar e os adoçantes, assuntos abordados no meu último livro "DE OLHO NA SAÚDE". O estudo do ponto IG (Índice Glicêmico), que é uma das mais fantásticas descobertas facilita a vida dos obesos e diabéticos.
    Quanto à anemia, estão sujeitos os indivíduos de sangue A e AB, não consegue tirar dos alimentos a vitamina B12, tornando-a crônica, pois não possuem a situação intríncica, que é a de tirar dos alimentos a vitamina responsável pela anemia.

    6) Qual a sua opnião sobre os métodos cirúrgicos utilizados em algumas pessoas com percentual de gordura considerado prejudicial a saúde como: cirurgia de estômago, lipoaspiração e outros?

    Quanto às cirurgias corretivas, não fiz nenhuma, pois não tenho coragem, acho que se estiver incomodando, deve-se fazer com muito critério. Quanto às de obesidade, se houver um acompanhamento de um médico Sério e a única saída ser esta, acho que deveria ser feita, mas por que não antes tentar conhecer o seu organismo e verificar o que está desencadeando o seu problema? VEJA NOS MEUS LIVROS: "Você e Seu Sangue", "Chique é Ser Saudável" e "De Olho na Saúde", quem sabe você naõ encontra uma solução. Tenho inúmeros e-mails que relatam as fantásticas experiências usando a alimentação adequada.

    7) O livro "De Olho na Saúde", é uma coletânea das suas duas obras anteriores ou você se inspirou em algum tema específico.?

    Sim, ganhei um livro de uma aluna, "Achar a Fonte da Juventude" e a partir disto, fui atrás desta maravilhosa proposta. Reuni tudo que já possuía de conhecimentos dos outros livros e pesquisei sobre os longínquos ensinamentos dos tibetanos, do alto do Himalaia até as mais modernas descobertas científicas e consegui testar tudo que escrevi, linha por linha e hoje, com os meus 60 anos e muitos e muitos meses, considero o melhor livro que já escrevi.

    8) Quais as principais observações que devemos tomar para aderir a uma alimentação saudável e manter o corpo em boa forma?

    LER MEUS LIVROS: "Você e Seu Sangue", "Chique é Ser Saudável" e "De Olho na Saúde" E PRATICAR.

    Publicação do Jornal Ação Lojista, Págs. 19 e 20 - Dezembro de 2005.


    Image

    Entre em contato:
    heloisabernardes.ortomolecular@gmail.com

    Telefone:
    (21) 3435-7607

    Whatsapp:
    (21) 98172-7506

    © 2024 Heloísa Bernardes. Todos os direitos reservados.