Please update your Flash Player to view content.
Jornal da Comunidade - 03/2005


Quais os conhecimentos que a sra. usa na terapia ortomolecular para deixar as pessoas mais saudáveis e bonitas?
Há vários tratamentos e as perspectivas vão se ampliando na medida em que novas pesquisas são feitas. Hoje, essas bases são assentadas na oligoterapia, nas questões relacionadas ao relógio biológico, na interação entre os alimentos e o tipo e o código sangüíneo. A avaliaçãodo tipo sangüíneo é muito importante na seleção dos alimentos que ingerimos, pois alguns alimentos não são tolerados por certos organismos. Para se ter uma idéia, vou citar um pqueno exemplo, o das dietas a base de proteínas para perda de peso. Essa fórmula vem dando certo para as pessoas de tipos sangüíneos O e B. Não há muitas pessoas de tipo A dando-se bem com essa dieta, porque o sistema desse tipo de organismo não é biológicamente ajustado para metabolizar carnes taõ eficientemente quanto às dos tipos O e B. Em compensação as pessoas de tipo A podem investir nas chamadas dietas macrobióticas, que recomenda o consumo de alimentos naturais, como verdura, arroz, todos os grãos, frutas e soja. Mas, mesmo assim, é preciso selecionar, dentro desse universo, os grãos e legumes apropriados para o tipo A. Eu elaborei receitas de sucos destinadasa cada tipo sangüíneo e muitas pessoas me dão retorno de que sentem o efeito positivo desses sucos na própria maciez e elasticidade da pele. É preciso ler meus livros para enterder os assuntos tratados nesta entrevista, porque o espaço em jornal é curto.

Poderia falar sobre a máscara de chocolate para tonificar a pele?
A máscara de chocolate é apenas uma entre dezenas de receitas voltadas para a parte de estética. Em meus livros dou várias dicas de cosméticos terapêuticos que funcionam, pois foram criados a partir de pesquisas na campo ortomolecular. Cito, por exemplo, o Gel Silício, que tem um papel importante na reconstituição do tecido conjuntivo, eficiente no tratamento de estrias, celulite e hidratação da pele. É usado também nos cabelos para dar volume. A máscara de chocolate rejuvenesce a pele, atenua manchas e marcas de expressão, e renova a energia das células. A polpa de cacau, que é a base do chocolate, possui retinol, vitaminas A, B1, B2, B3 e ácido ascórbico. Ela clareia a pele, deixando-a lisa, amenizando poros dilatados e pequenas imperfeições. A máscara de chocolate é extremamente nutritiva, possuindo centenas de princípios ativos, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. Ela é aplicada em todo o rosto, pescoço e colo, atuando como poderoso antioxidante celular, pois é rica em fenóis, que desintixicam a epiderme.

Qual importância do relógio biológico na terapia ortomolecular?
Esse detalhe é muito importante. O cérebro funciona como uma verdadeira fábrica, organizada por horários e turnos. Dependendo da hora do dia, o corpo produz substâncias químicas que melhoram o humor, a atenção, o desejo sexual ou o sono. Uma agenda diária afinada nesse ritmo pode significar maior disposição. Os alimentos possuem qualidades específicas que garantem o equilíbrio do relógio biológico. As proteínas são os ponteiros das horas, os carboidratos dos minutos, porque queimam mais rapidamente, e o dos segundos são as fibras. A pessoa que por exemplo, quer emagrecer, deve combinar os alimentos, acertando os ponteiros para que o relógio volte a funcionar. Do contrário, terá uma insuficiência de vitaminas e minerais, gripes e anemias. Na cronobiologia, ou seja, teoria do relógio biológico, dormir bem é fundamental para quem quer se manter jovem e de bom humor, pois uma noite mal dormida impede que o organismo libere hormônio do crescimento, substância essencial para renovar os tecidos e produzir novas células ósseas e glóbulos vermelhos. No meu livro, Você e seu sangue , eu detalho aspectos da cronobiologia, como usar seu relógio biológico para melhorar a saúde, manter-se jovem e ter mais alegria na vida.

O sangue guarda muitos segredos da pessoa?
O sangue diz quase tudo. A qualidade de vida, a dieta, o caráter e energia estão descritos no sangue de cada pessoa. No meu livro Você e seu sangue , explico como a oligoterapia utiluza vitaminas, oligoelementos, minerais e aminoácidos para tratar, em nível molecular, os problemas do corpo e da psique. Não se trata de uma coisa inédita, mas de um modo de gerenciar a saúde, cuja regra é prevenir para não remediar. Cada um de nós tem um equilíbrio metabólico peculiar. A pesquisa de preservação desse equilíbrio são as bases da oligoterapia. Através de uma alimentação específica, com suplementos nutricionais e micronutricionais apropriados, a oligoterapia faz com que cada um atinja a melhor forma de saúde permitindo também ação preventiva ou auxiliar na terapia de problemas mais difíceis de tratar. O tipo de sangue é um mapa genético que revela a mais confiável identidade do ser humano. De acordo com o estudo, cada grupo sangüíneo contém uma mensagem que retrata traços da personalidade de um indivíduo, previsão de reações nas mais variadas circunstâncias e indica os alimentos e exercícios adequados para conquistar um bom gerenciamento da saúde física e mental.

A sra. estará lançando em breve o seu mais novo livro, O código da vida . O que vai contar neste livro?
Se eu revelar perderá a graça. Preciso deixar na surpresa para mexer com meu público. Farei revelações importantes, coisas ligadas sobre os mistérios da vida. Acredito que será lançado ainda neste mês de março.

Matéria extraída do Jornal Comunidade VIP em entrevista com Heloísa Bernardes - Março de 2005.


 
 
 
Loja Virtual / Clique no livro desejado para saber maiores informações e preço: