Acertando o Ritmo do seu Relógio Biológico

    Especialistas estudam como a mudança doa hábitos regulares de vida, que incluem horários de sono e refeições, afetam o organismo e leva a doenças.

    O cérebro funciona como uma verdadeira fábrica, organizada por horários e turnos. Dependendo da hora do dia, o corpo produz substâncias químicas que melhoram o humor, a atenção, o desejo sexual ou o sono.
    Uma agenda diária afinada nesse ritimo pode significar maior disposição.

    O relógio biológico é controlado pelo cérebro

    Os alimentos possuem qualidades específicas que garantem o equilíbrio do relógio biológico. As proteínas são o ponteiro das horas, os carboidratos são o ponteiro dos minutos, porque queimam mais rapidamente, e o dos segundos são as fibras.

    A pessoa que quer emagrecer deve combinar os alimentos acertando os ponteiros para que o relógio volte a funcionar. Do contrário, terá  insuficiência de vitaminas e minerais e sofrerá de gripes e anemias.

    Alteração na rotina causa insônia. A noite de sono maldormida impede que o organismo libere o hormônio do crescimento, substância essencial para renovar os tecidos e produzir novas  células ósseas e glóbulos vermelhos.

    Dormir regularmente à noite estimula a liberação natural de hormônio melatonina, produzido pela glândula pineal do cérebro. Essa substância atua nos ritmos endócrinos que controlam as secreções hormonais. Os níveis sanguíneos de melatonina são dez vezes maiores durante a noite do que no dia.

    Quando os relógios biológicos funcionam mal, o sistema endócrino também fica desregulado. Um dos problemas mais comuns é a produção insuficiente de hormônios pela glândula tireóide (hipotireoidismo).

    Neste caso, os sintomas são apatia, aumento de peso e ressecamento da pele.
    Quanto maior a quantidade de determinado hormônio em circulação no sangue, maior será seu efeito.

    Artigo extraído do livro "Você e seu sangue" - Heloisa Bernardes


    Image

    Entre em contato:
    heloisabernardes.ortomolecular@gmail.com

    Telefone:
    (21) 3435-7607

    Whatsapp:
    (21) 98172-7506

    © 2024 Heloísa Bernardes. Todos os direitos reservados.